Regras

- CAMPO DE JOGO

01 - LIGTH
Todos os jogos serão disputados no campo do LIGTH , podendo em casos de EXTREMOS ter o campo alterado (mundo mágico é a 2ª opção apenas em caso de necessidade)

02 - Times Eliminados
Em caso de eliminação de alguma equipe a equipe adversária receberá 3 pontos e não haverá jogo informado previamente.

03 - Zona de Substituição

A mesa indicará a porta de entrada onde ocorrerão as substituições que deverá ser respeitada pelas equipes. Cada jogador que entrar em campo deverá chamar seu companheiro q deve primeiro chegar ao local da substituição antes de atleta entrar.

04 - Área de Atuação do Técnico

Fora do campo de jogo em qualquer posição. O tecnico deve dirigir-se somente à equipe que dirige.

OBS.: A Organização entende que este campeonato é amador e por tanto, os técnicos normalmente são tios, pais, avos ou amigos, enfim tambem torcedores, solicitamos então que estas pessoas que exercerão a função de tecnicos atenham-se ao jogo e deixei o arbitro trabalhar, não queremos quaquer tipo de indisposição além do que normalmente já acontece em campo. A mesa estará atuante e supervisionando tais atitudes e chamará a atenção de quem praticar tal anti-desportividade. Persistindo a situação serão tomadas medidas de suspensão de acordo com o conselho de representantes e organização. QUEREMOS APENAS FUTEBOL. O resto fica fora de campo que não atrapalhe. Em caso de qualquer pessoa além dos atletas resolver entrar no campo a EQUIPE PODERÁ PERDER POR WO.

OBS 2.: O Arbitro tem afunção de apitar o jogo apenas e não deverá ser incomodado nem antes, nem no intervalo de jogo e nem após o jogo. Caso algum tecnico ou jogador resolva praticar tal anti –desportividade a equipe poderá ser punida a rigor.

 

- NÚMERO DE ATLETAS

01 - A partida será disputada por duas equipes, cada uma composta obrigatoriamente de sete atletas, um dos quais será o goleiro. O jogo não poderá iniciar-se sem o número mínimo de jogadores 07 (sete) por equipe, não sendo permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes ou ambas ficar reduzida a menos de 04 (quatro) atletas no campo de jogo.

  OBS.: Quando uma ou ambas as equipes ficarem reduzidas a menos de 04 atletas, seja por qual motivo for a partida deverá ser encerrada e esta equipe perderá os           pontos do jogo, seja qual for o placar. Caso ambas fiquem reduzidas nenhuma somará pontos , embora o placar técnico se mantenha para fins estatísticos.
 
  OBS(2) : A equipe que não apresentar os 05 atletas perderá por WO (6x0)
 
  02 - Poderá ser registrado em súmula o máximo de 22 atletas por equipe, podendo este número ser completado até o final da partida, inclusive na prorrogação se houver.
 
  03 - As substituições são ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de paralisação do jogo, ficando restritas aos atletas registrados em súmula.
 
  04 - O Atleta só poderá executar o arremesso lateral ou de canto, após ter entrado no campo, pela zona de substituição.
  05 - Qualquer um dos atletas poderá trocar de posição com o goleiro, desde que autorizadopela Arbitragem e com a bola fora de jogo. Quando a troca for com jogador do banco de reservas, poderá ser realizada com a bola em jogo ou fora de jogo.

 

a) A equipe poderá substituir o goleiro, quantas vezes necessárias for,  inclusive nas decisões de cobranças de Penalidades Máximas e Shoot Out.
 
06 - O Atleta que estiver lesionado poderá deixar o campo por qualquer lugar, desde que autorizado por um dos árbitros, mas o seu substituto deverá entrar pela zona de substituição.
07 - O Atleta que for atendido dentro do campo de jogo quando ocorrer uma lesão, inclusive o goleiro, deverá obrigatoriamente ser substituído, podendo retornar
assim que a bola entrar em jogo.
08 - Atletas com ferimentos e que estejam sangrando, não poderão permanecer no campo de jogo, devendo obrigatoriamente deixar o campo para serem medicados, podendo retornar assim que o árbitro constatar que houve o atendimento e o estancamento do sangramento.
09 - A partida não poderá ser interrompida para a substituição de atleta, salvo em caso de contusão grave e confirmada pelo médico ou na ausência deste pelo
massagista e autorizada pelo árbitro.
10 - Os CAPITÃES de ambas as equipes devem obrigatoriamente assinar a súmula antes do início do jogo, o que atesta que todos os atletas e membros da comissão
técnica de suas equipes que estão relacionados em súmula são exatamente os que irão participar da partida.
11 - Se um atleta ou integrante da Comissão Técnica do banco de reservas entrar no campo e impedir ou tentar impedir a marcação de um gol, este deverá ser expulso do campo (Cartão Vermelho) e a partida reiniciada  com um Tiro Livre a ser cobrado no local onde ocorreu a infração, se dentro da área de meta, o tiro livre será cobrado na intersecção da linha frontal da área com a linha lateral da mesma.
 
  • PROCEDIMENTO DE SUBSTITUIÇÃO:
a) O substituto não ingressará no campo antes que o atleta substituído tenha deixado o campo de jogo;
b) A entrada e saída dos atletas deverá ser feita na ZONA DE SUBSTITUIÇÃO.
c) Os demais atletas que voltam dos cartões disciplinares amarelo, ou após contusão, deverão receber ordem do árbitro para voltar a campo, mesmo com bola em jogo. 

 

- UNIFORME DOS ATLETAS / COMISSÃO TÉCNICA

 

 01- O uniforme dos atletas consistirá de: Camisa de manga curta ou  manga longa, calção curto, meias de cano longo e chuteira de Futebol Sete ou tênis   apropriado nos diversos materiais existentes, ficando terminantemente proibido o uso de camisas sem mangas ou coletes e chuteiras com travas.

 

a) Os atletas ao entrarem no campo para o início ou reinício da partida, deverão estar com as camisas por dentro dos calções, porem durante o jogo poderão usá-las por fora

 

b) É aconselhavel o uso de caneleiras, sendo que as mesmas deverão estar completamente cobertas pelas meias, e devem ser confeccionadas em material apropriado que ofereça proteção ao jogador, (borracha, plástico, poliuretano ou material similar). 
 
 
c) É permitido ao atleta o uso de bermuda térmica na mesma cor do calção e joelheira de elástico ou neopreme, prendedores de cabelos confeccionados em plásticos ou elásticos, alem de tornozeleira, que poderá ser usada a seu critério, por dentro ou por fora das meias.
 
d) Os atletas poderão usar camisas de manga comprida por baixo das de manga curta, desde que sejam da mesma cor das mangas das camisas de mangas curtas também poderão usar simultaneamente camisas iguais de meia manga ou manga comprida.
 
e)A Organização flexibiliza algumas regras caso uma equipe apresente uniformes estremamente absurdos (ex.: a equipe eh composta por meiao branco camisa azul clara e shorte preto) se esta tem algum atleta com shorte azul marinho, ou sem numero ou a camisa não é a mesma dos outros atletas , ENFIM FORA DE UM PADRÃO MINIMO DE COR e NÚMERO, o atleta em questão não poderá disputar a partida e se por conta disso a equipe ficar com menos 1 será decretado WO a rigor. 
 
02 - É vedado ao atleta o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo à prática do desporto, não podendo usar colar, brinco, pulseira, gesso, piercing, anéis, imagens ou textos que façam apologia contrária à moral do Esporte e afins. O árbitro exigirá a remoção de qualquer objeto que a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário ou a si próprio. Não sendo obedecido em sua determinação, impedirá a participação do atleta.

 

03 - O goleiro usará uniforme de cor diferente dos outros atletas, sendo permitido a este, exclusivamente a título de proteção, o uso de calça de agasalho, não podendo esta ter bolso ou zíper. Ao goleiro será permitido o uso do boné com a aba para frente.
 
04 - Para o início ou reinicio da partida, o atleta deverá estar sempre muito bem uniformizado, camisas para dentro do calção e meias levantadas, sempre observando o que determina a regra, sendo que no decorrer da partida poderá usar a camisa para fora do calção, mas as meias deverão sempre estarem levantadas.

 

05 - Os atletas terão que usar nas costas das respectivas camisas, números ou nos calçoes . É obrigatório que os números tenham cores diferentes em relação ao uniforme.

06 - O capitão da equipe deverá ser identificado, obrigatoriamente, com uma tarja de cor diferenciada do uniforme, fixada em um de seus braços.

07 - O Atleta poderá jogar de óculos apropriados, porém o árbitro deverá constar emsúmula à responsabilidade do mesmo por qualquer acidente. bem como poderá usar proteções durante os jogos para evitar lesões, como tornozeleiras, cocheiras, máscaras faciais, e afins, desde que não sejam perigosas para si ou para os adversários.

08 – É recomendado, para maior segurança aos atletas, o uso de caneleiras.

 

09 - A equipe que for fazer opção pelo goleiro linha deverá ter no banco de reservasuma camisa avulsa com a mesma numeração do atleta que exercerá esta função, sendo que esta camisa deverá ter uma cor diferente dos jogadores de linha ou igual à camisa de goleiro.

 

- TEMPO DE JOGO

01 - O tempo de duração da partida de é de 44 minutos (22x22), com 4 minutos de intervalo entre ambas.

OBS : O campo é alugado por tanto não haverá acrescimo de tempo a principio, em caso de bom andamento da partida e possibilidade de recomposição de tempo os 12 min restantes deverão ser utilizados de acordo com o entendimento a mesa e do arbitro.

NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO.

PARÁGRAFO 1º: Toda paralisação por motivo de contusão, ou outro motivo qualquer, só será acrescida se houver possibilidade (folga de tempo) e sempre a critério da arbitragem.

02 - Em caso de empate nas fases finais, teremos disputa de SHOOT-OUT (diretamente). Serão 3 cobranças para cada lado e em caso de persistir o empate, as equipes cobrarão alternadamente até decidir o vencedor

OBS : As Equipes terão 1min. após o termino em empate para intervalo e decisão dos cobradores, informando à mesa suas listas (VALE LEMBRAR QUE O CAMPO É ALUGADO E ESSE TEMPO DEVE SER RESPEITADO ).

a) O intervalo entre os dois períodos não poderá ser maior do que 4 minutos.

b) Todos os jogos deverão ter, obrigatoriamente, um intervalo para descanso.

c) Será permitido ao técnico ou capitão de cada equipe solicitar um pedido de tempo por período de jogo, sendo que o capitão deverá pedir a um dos árbitros e o técnico ao Representante/Assistente de Arbitragem do jogo, este tempo será concedido na próxima paralisação do jogo e terá a duração de 01 minuto, que deverá ser acrescido ao término do período. Quando do pedido de tempo as equipes deverão obrigatoriamente, se reunir dentro da área do seu lado de defesa e só poderão entrar em campo o técnico e massagista ambos registrados na súmula. Se o capitão estiver no banco de reservas, apenas o técnico poderá solicitar o tempo ao Representante/Assistente de arbitragem.

- INÍCIO DO JOGO

01 - Para o início do jogo a escolha de campo ou pontapé inicial será sorteada utilizando-se uma moeda; o lado favorecido escolherá a saída de bola ou o lado do campo a defender. Com o apito do árbitro a partida será iniciada por um dos atletas que chutará a bola, que deverá estar imóvel no centro do campo, em direção ao campo contrário. Todos os atletas deverão estar em seu campo de defesa e os atletas do quadro contrário ao que estiver dando a saída deverão estar a uma distância maior do que 05 metros da linha da bola. A bola só entrará em jogo após o atleta executor tocá-la em direção ao campo adversário. O atleta que der o pontapé inicial não poderá tocar na bola antes que outro atleta o tenha feito.

a) Por qualquer  infração a esta regra a saída será repetida, exceto se o atleta que executou o tiro de saída tocar novamente na bola antes de outro atleta. Caso ocorra esta situação um tiro livre será cobrado por um atleta do quadro oposto no lugar onde ocorreu à infração, sendo considerada como infração pessoal.

b) Depois de consignado um gol, a partida será recomeçada da mesma forma, por atleta da equipe que sofreu o gol. Será passível de punição o atleta da equipe que efetuou o gol retardar o reinicio do jogo.

c) Não será validado o tento diretamente quando das bolas de início e reinicio de jogo, ou após consignar um tento. Caso aconteça será reversão em tiro de meta.

 

  d) Depois de consignado um tento, a partida será reiniciada da mesma forma por atleta da equipe que sofreu o gol. Caso o atleta demore mais de 05 (cinco)
  segundos após a autorização do árbitro para o início e reinício do jogo, será concedida a equipe adversária um arremesso lateral na intersecção da linha central com a     linha lateral do campo em qualquer um dos lados.
 
  e) Após o intervalo do primeiro para o segundo período no reinicio do jogo, as equipes trocarão de lado e a saída será dada por um atleta contrário ao daquele que deu o pontapé inicial.
 

02 - Depois de qualquer paralisação temporária por um motivo não mencionado nesta regra, desde que a bola não tenha ultrapassado os limites do campo, o árbitro reiniciará a partida com “bola-ao-chão” no local onde ela encontrava-se no momento da paralisação. Se dentro da área de meta, o “bola-ao-chão” deverá ser executado na linha frontal da mesma. A bola será considerada em jogo assim que tocar no solo. Se depois de executado o “bola-ao-chão” a bola sair de campo, sem ter sido tocada por qualquer atleta, será repetido o lance.

a) Nenhum atleta poderá tocar na bola enquanto a mesma não tocar no solo, se isto acontecer será repetido o lance.

b) Se quando da execução de “bola-ao-chão” um atleta cometer qualquer ato de indisciplina, este deverá ser advertido, desqualificado ou expulso de acordo com a infração por ele cometida, e o árbitro dará novamente “bola-ao-chão”, pois a bola não estava em jogo.

c) O pontapé inicial só poderá ser executado por atleta participante do jogo.

OBS : Quando da execução de “bola ao chão” todos os atletas, com exceção dos dois participantes adversários, deverão estar a uma distância mínima de 05 metros da bola.

 

- CONDIÇÕES DE JOGO OU NÃO

01 - A bola estará fora de jogo:

a) Quando ultrapassar completamente, pelo alto ou pelo solo, as linhas demarcatórias do campo de jogo.

b) Quando o jogo for interrompido pelo árbitro.

c) Tocar em alguma árvore. Quando ocorrer será cobrado lateral ou tiro de canto.

02 - A bola estará sempre em jogo em todas as outras ocasiões desde o começo até o fim do jogo, inclusive nos seguintes casos:

a) Se a bola bater nas traves;

b) Se a bola bater no árbitro, este postado dentro do campo de jogo;

c) Enquanto se espera uma decisão do árbitro, no caso de uma suposta infração às regras do jogo.

OBS. 01: As linhas que são traçadas no campo pertencem às suas superfícies, como conseqüência, as linhas laterais e de fundo fazem parte do campo de jogo. Se a bola correr em cima da linha estará em jogo, estando fora somente quando ultrapassar inteiramente as linhas do campo.

OBS. 02: É válido, quando da cobrança do tiro de meta e da devolução da bola em jogo, o goleiro colocar as mãos fora da área de meta no momento do arremesso, levando em consideração a posição de seus pés, que deverão estar dentro da área, nestes casos.

 

- SOMA DE GOLS

 

01 - Respeitadas as disposições em contrário referidas nesta Regra, será válido o tento quando a bola ultrapassar inteiramente a linha de fundo entre os postes de meta e o travessão, contanto que não tenha sido arremessada, carregada, lançada ou intencionalmente golpeada com a mão ou braço por um atleta atacante, ou goleiro adversário.
 
a) Será nulo o tento originado de qualquer arremesso do goleiro adversário, executado com as mãos, salvo se a bola em sua trajetória, tocar ou for tocada por qualquer atleta, fora da área de meta adversária.
 
b) O goleiro após a defesa ao repor a bola em jogo, permitir que a mesma ultrapasse inteiramente a linha de fundo entre os postes e sob o travessão de sua meta, o
tento será considerado válido.

 

c) Nenhum tento poderá ser validado se qualquer elemento estranho ao jogo, impedir ou facilitar que a bola ultrapasse a linha de gol, no momento em que o

elemento estranho tocar na bola o jogo é considerado paralisado e nada mais terá validade.
 
OBS 1 : Se ocorrer durante o jogo, exceção feita à cobrança do pênalti ou cobrança de shoot out, o jogo deverá ser interrompido e reiniciado por meio de bola ao chãono lugar onde o elemento estranho impediu ou facilitou o destino da bola, se dentro da área de meta o bola ao chão deve ser executado na intersecção da linha frontal com a linha lateral desta;

OBS 2 : Quando da cobrança do pênalti ou shoot out, cobra-se novamente;

 
OBS 3 : Mesmo que este fato ocorra com uma equipe que esteja com o número de faltas igual ou superior a quinta (5a) falta, a partida será reiniciada por meio de "bola ao chão".

 

- INFRAÇÕES

 

As transgressões julgadas pela Arbitragem serão subordinadas a esta regra, ficando estabelecidas como:

 

1. Faltas Técnicas

2. Faltas Pessoais.

  • FALTAS TÉCNICAS:

 

01 - As Faltas Técnicas após a marcação do árbitro serão assinaladas em súmula do jogo pelo Representante / Assistente de Arbitragem como falta individual e coletiva da equipe que cometeu intencionalmente ou não uma das seguintes infrações:

 

a) Dar ou tentar dar pontapés no adversário;

b) Calçar o adversário, isto é, derrubar ou tentar fazê-lo usando as pernas, agachando-se na frente ou por trás dele;

c) Pular ou atirar-se sobre o adversário;

d) Trancar adversário por trás;

e) Trancar adversário de maneira violenta ou perigosa;

f) Bater, ou tentar fazê-lo, em adversário;

g) Segurar um adversário com a mão ou impedi-lo da ação com qualquer parte do braço;

h) Empurrar adversário com auxílio das mãos ou dos braços;

i) Quando, sem a posse ou domínio da bola, obstruir intencionalmente um adversário, correndo entre o mesmo e a bola, ou interpor o corpo de maneira a formar obstáculo às pretensões do antagonista em relação à jogada;

j) Levantar os pés para chutar com o calcanhar e, sem premeditar, atingir o adversário próximo à jogada, ou ameaçá-lo atingir perigosamente;

k) Chutar com a sola dos pés, tendo o adversário próximo à jogada (solada);

 

l) Desferir uma cusparada  em pessoa interveniente da partida, (neste caso, deverá ser obrigatoriamente expulso);
 
m) Com exceção do goleiro dentro de sua área de meta, o atleta que; segurar ou desviar a bola, carregá-la, batê-la ou  impulsioná-la intencionalmente com o uso
da mão ou braço, deverá obrigatoriamente ser punido com cartão disciplinarCaso a bola toque ou  bata na mão do atleta, e o mesmo obtenha vantagem no lance, poderá o  Arbitro marcar a infração, tirar a posse de bola do mesmo, mas não deverá aplicar o Cartão disciplinar.
 
n) Projetar-se ao solo deliberadamente, de maneira deslizante e com uso dos pés, na disputa da bola  com a participação de atleta adversário, será considerada infração e deverá ser obrigatoriamente punido o atleta infrator com cartão disciplinar;
 
o) O atleta que impedir intencionalmente, por meios ilegais, que um jogador em plenas condições de assinalar um tento, conclua a jogada deverá ser Advertido ou
expulso da partida (cartão Amarelo ou vermelho) a variação do cartão se deve em função de tal atleta já possuir ou não cartão disciplinar.
 
p) Incorporar-se ou reincorporar-se à sua equipe depois de iniciada ou reiniciada a partida sem se apresentar ao árbitro ou dele receber ordem para tanto;
 
q) Infringir persistentemente as regras do jogo;
 
r) Ser culpado de conduta indisciplinar;
 
s) Demonstrar por palavras ou atos divergências das decisões tomadas pelo árbitro;
 
t) Usar de táticas "anti-desportivas" ou simular acintosamente sofrer uma suposta infração, tentando induzir o Arbitro a erro ou coloca-lo contra a torcida;
 
u) Trocar o seu número de camisa sem avisar ao Assistente de Arbitragem;
 
v) Discutir com o público, oficiais ou adversários;
 
x) Entrar na quadra para ministrar instruções aos seus atletas;
 
y) O atleta  que ao comemorar um gol, colocar a camisa na cabeça ou retira-la do corpo ou ainda, fazer gestos provocantes aos adversários ou torcedores. Deverá
o atleta infrator ser OBRIGATORIAMENTE punido com Cartão disciplinar.

 

 

PUNIÇÃO : Toda falta técnica será punida através de tiro livre direto em favor da equipe adversária no local exato da falta, ou no ponto de penalidade máxima quando a falta for cometida dentro da área de meta da equipe infratora. Se o Arbitro paralizar a partida para advertir ou aplicar Cartão Disciplinar para os integrantes do banco de reservas, o Tiro Livre deverá ser cobrado no local onde se encontrava a bola no momento da paralização, se dentro da área de meta deverá ser marcada a penalidade máxima contra a equipe infratora. Toda cobrança de falta deverá ser feita em no máximo 05 (cinco) segundos após a autorização do árbitro, caso ultrapasse este tempo será revertida em arremesso lateral para a equipe adversária no ponto mais próximo de onde aconteceu à falta, exceto para as cobranças de penalidade máxima.

 

 

PUNIÇÃO COM A BOLA FORA DE JOGO:  O árbitro deverá aplicar a advertência que julgar necessária ao atleta sem conceder tiro livre direto para a equipe adversária. Caso a advertência do árbitro seja feita através de Cartão disciplinar será marcada em súmula falta individual do atleta e coletiva da equipe infratora até a sétima falta, as faltas seguintes quando dos atletas somarão apenas falta individual, além de serem passíveis de penas maiores. Reinicia-se o jogo sempre no local onde a bola se encontrava.

 

  • FALTAS PESSOAIS:

 

a) Tocar na bola sem estar devidamente uniformizado em conformidade com a Regra 04 (Ex. jogador chutar a bola sem estar com sua chuteiras/tênis );

 

b) Usar expressão verbal e/ou gestual para enganar o adversário fingindo ser seu companheiro de equipe e tirar vantagens;
 
c) O goleiro depois da defesa, imobilizar a bola com as mãos, jogar a bola no chão ou para cima e pega-la novamente, ou chutá-la sem que tenha sido tocada por
qualquer outro atleta;
 
d) O goleiro postado fora de sua área de meta, após receber a bola de seus companheiros, conduzi-la para dentro de sua área e pega-la com as mãos;
 
e) O goleiro de posse da bola dentro de sua área, não poderá conduzi-la para fora, retornar e pega-la com as mãos;
 
f) O executor de arremesso lateral, de canto, tiro ou arremesso de meta, tiro livre ou inicial, que tocar na bola antes que outro atleta o faça; (a trave é considera neutra)
 
g) O atleta tocar na bola novamente em uma cobrança de penalidade máxima ou tiro livre após a bola tocar diretamente na trave ou no arbitro, este postado dentro do campo de jogo, sem a participação de qualquer outro atleta.
 
h) Qualquer atleta da equipe beneficiada de um tiro livre que ficar dificultando a ação do goleiro adversário obstruindo sua visão ou impedindo que o mesmo lance a
bola com as mãos; 
 
PUNIÇÃO: Para qualquer das situações acima, será concedido tiro livre em favor daequipe adversária no local da infração, se ocorrer dentro da área de meta do infrator, deverá ser cobrada na intersecção da linha frontal da área com a linha lateral da mesma.
 
i) O goleiro arremessar, rebater ou chutar a bola de sua própria área de meta diretamente na área de meta adversária, não tocando a bola no solo.
 
PUNIÇÃO: Reversão da posse de bola sendo que esta só entrará em jogo quando o goleiro da equipe adversária repuser a bola com as mãos.
 
j) Qualquer atleta, quando na cobrança do tiro de meta, lançar a bola diretamente na área de meta adversária, sem que esta toque antes no solo ou em qualquer outro atleta:
 
PUNIÇÃO: Reversão em tiro de meta a favor da equipe adversária.
 
k) O goleiro só poderá receber a bola com as mãos de seus companheiros de equipe quando jogada de forma involuntária, não sendo permitido receber a bola com as
mãos de arremesso lateral e de canto, devolução de cabeça, peito ou qualquer tipo de recuo, de seus companheiros.
 
PUNIÇÃO: Tiro Livre na intersecção das linhas lateral e frontal da área de meta.
 
l) O Goleiro de posse de bola dentro de sua área, permanecer com a mesma por mais de 05 segundos.
 
PUNIÇÃO: Lateral em favor do adversário, na direção da linha frontal.
 
m) Qualquer atleta, incluindo os componentes do banco de reservas que abandonar ou sair de campo (recinto) sem a autorização prévia do árbitro.
 
n) O atleta substituto entrar em campo, sem antes sair o substituído;
 
o) O atleta substituto entrar em campo, fora da Zona de Substituição;
 
p) O atleta substituído sair do campo, fora da Zona de Substituição;
 
PUNIÇÃO: Quando o árbitro paralisar a partida marcará falta pessoal do infrator, a partida será reiniciada com um tiro livre em favor da equipe adversária no local onde
se encontrava a bola no momento da paralisação. Se dentro da área de meta da equipe infratora, o tiro livre será executado na intersecção da linha frontal da área
com a linha lateral da mesma. Caso o árbitro observe a Lei da vantagem por parte do adversário na substituição, deverá marcar a infração na súmula de jogo assim que
a bola estiver fora de jogo. Não havendo a necessidade de refazer a substituição.
 
q) O atleta substituto ao entrar e o atleta substituído ao sair ambos fora da Zona de Substituição;
 
PUNIÇÃO: Quando o árbitro paralisar a partida em função de erro na substituição, marcará falta pessoal dos infratores, a partida será reiniciada com um tiro livre em favor da equipe adversária no local onde se encontrava a bola no momento da paralisação. Se dentro da área de meta da equipe infratora, o tiro livre será executado na intersecção da linha frontal da área com a linha lateral da mesma. Caso o árbitro observe a Lei da vantagem por parte do adversário na substituição, deverá marcar a
infração, na súmula de jogo, assim que o infrator tome posse da bola ou quando ela tiver fora de jogo. Não havendo a necessidade de refazer a substituição.
 
r) Com exceção do goleiro, estando caído, obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo a sua movimentação.
 
PUNIÇÃO: Tiro livre em favor da equipe adversária no local onde se encontrava a bola no momento da paralisação. Se dentro da área de meta da equipe infratora, o
tiro livre será executado na intersecção da linha frontal da área com a linha lateral da mesma.
 
PUNIÇÕES PARA COMPONENTES DO BANCO DE RESERVAS : Para atletas somará falta técnica, para comissão técnica somará falta coletiva. Participantes do banco de reservas somarão coletivamente até a 5ª falta. As faltas seguintes quando dos atletas somarão somente falta individual, além de serem passíveis de penas maiores. A falta só será contabilizada quando da aplicação dos cartões disciplinares.  
 
Ficam estabelecidos os seguintes Cartões Disciplinares:

 

 

01 -  Cartão Amarelo - O atleta ADVERTIDO COM CARTÃO AMARELO deverá deixar o campo pela zona de substituição sob pena de Expulsão, ficando a equipe com
menos um atleta. Ele permanecerá no banco de reservas, podendo retornar ou ser substituído após 02 minutos cronometrados de bola em jogo, quando for informado pelo Representante / Assistente de Arbitragem e receber autorização do árbitro para recompor sua equipe pela zona de substituição, estando a bola em jogo ou fora de jogo.
 
a) Quando a equipe em inferioridade numérica  no decurso dos 2 (dois) minutos sofra a marcação de um gol, poderá a mesma recompor-se de um jogador imediatamente (QUANDO ESTA EQUIPE MARCAR UM TENTO NÃO PODERÁ REPOR JOGADOR);
 
b) Estando 2 (dois) jogadores da mesma equipe cumprindo a suspensão temporária de 2 (dois) minutos e esta equipe sofrer a marcação de um gol, poderá a equipe
recompor-se  incluindo UM jogador, sendo que a outra recomposição somente poderá ser efetuada depois de decorridos os 2 (dois) minutos do segundo Cartão Amarelo, ou caso a equipe sofra outro gol;
 
c) Se 2 (dois) jogadores da mesma equipe receberem Cartão Amarelo ao mesmo tempo e caso a equipe não sofra gol, somente depois de decorridos os 2 (dois)
minutos cronometrados de bola em jogo a equipe poderá recompor-se incluindo os jogadores, após autorização do Arbitro, com a bola em jogo ou fora de jogo;
 
d) Quando 2 (dois) jogadores, 1 (um) de cada equipe receberem Cartão Amarelo ao mesmo tempo, as equipes somente poderão recompor-se após transcorridos
os 2 (dois) minutos cronometrados de bola em jogo. Neste caso se qualquer uma das equipes sofrer um gol, não poderá repor nenhum jogador no campo.
 
e) Se 1 (um) jogador de uma equipe receber Cartão Amarelo e antes que esta equipe sofra um gol ou que tenha transcorrido os 2 (dois) minutos cronometrados de bola em jogo, um jogador da equipe adversária receber o Cartão Amarelo, ambas as equipes não poderão recompor-se antes de transcorridos os 2 (dois) minutos de
cada Cartão Amarelo, mesmo no caso das equipes sofrerem gols;
 
f) Quando 4 (quatro) jogadores, 2 (dois) de cada equipe receberem Cartão Amarelo ao mesmo tempo, as equipes somente poderão recompor-se após terem transcorridos os 2 (dois) minutos cronometrados de bola em jogo. Neste caso mesmo que uma das equipes sofra um gol, não poderá repor nenhum jogador;
 
g) Quando 3 (três) jogadores, sendo 2 (dois) de uma equipe e 1 (um) da outra, receberem Cartão Amarelo e se a equipe  que teve dois jogadores recebendo Cartão Amarelo sofrer um gol, poderá recompor  1 (um) jogador, não importando qual dos que receberam o Cartão Amarelo,  sendo que os outros dois jogadores somente poderão recompor as equipes, após transcorridos os 2 (dois) minutos cronometrados de bola em jogo, e após autorização do Arbitro estando a bola em jogo ou fora de jogo;
 
02 -  Cartão Vermelho - O atleta EXPULSO (Cartão Vermelho) deverá deixar o campo próximo a linha lateral ou linha de fundo de qualquer parte do campo e não pode permanecer no banco de reservas, nem dentro das limitações do campo (recinto).
 
Obs 1) O atleta que estiver cumprindo punição do cartão amarelo no banco de reservas, ao ser expulso não poderá ser substituído.
 
Obs 2) Aos componentes do banco de reservas serão aplicados os seguintes cartões disciplinares: AMARELO para advertência e VERMELHO para expulsão. Todos os
cartões deverão constar em súmula.
 
Obs 3) O atleta advertido antes do inicio da partida ou no intervalo da mesma terá a mesma punição do atleta no Banco de Reservas, com cartão amarelo não precisará cumprir a suspensão de 02 (dois) minutos, já no cartão vermelho poderá ser substituído ao que iniciar ou reiniciar a partida, sendo que a equipe inicia ou reinicia com uma falta coletiva e será anotado o cartão disciplinar e a falta individual do atleta.
 
Obs 4) Todos os cartões disciplinares deverão constar em súmula. Caso o atleta infrator seja punido com mais de um cartão disciplinar proveniente da mesma infração, a equipe será penalizada com apenas uma infração.
 
03 - O atleta que cometer 05 infrações será desqualificado da partida, podendo ser substituído imediatamente desde que não tenha sido advertido com cartão disciplinar na 5ª falta individual, devendo deixar o campo pela zona de substituição e não poderá permanecer no banco de reservas.
 
04 - A equipe que cometer a sexta e a sétima infração Técnica com a bola em jogo, por período sofrerá uma punição denominada SHOOT OUT, (exceto a infração cometida dentro da área de meta que caracteriza a penalidade máxima). O atleta da equipe beneficiada posiciona a bola na linha de saída do campo da equipe infratora, todos os demais  atletas posicionam-se na outra linha de saída distante de 10 metros da bola, com exceção do goleiro da equipe infratora que deverá estar com parte dos seus pés em cima da linha de gol.
 
a) Apenas o atleta da equipe beneficiada que ira executar o Shoot Out poderá ficar próximo a bola;
 
b) Após a autorização do Árbitro para a cobrança do Shoot Out, não haverá mais distância exigida da bola;
 
c) Caso o goleiro da equipe infratora seja advertido com Cartão Disciplinar na execução do Shoot Out, este deverá cumprir as determinações da regra. 
 
05 - A partir da oitava falta a favor da equipe beneficiada deste item, será executada a cobrança de uma penalidade máxima contra a equipe infratora;
 
06 - Ao termino do primeiro período serão zeradas as infrações coletivas, permanecendo apenas as infrações individuais;
 
  • LEI DA VANTAGEM:
Lei da vantagem é a mais importante do jogo, o árbitro tem por obrigação fazer cumpri-la dando oportunidade para que nunca seja beneficiado o infrator, porém concluída a jogada e não sendo aproveitada a vantagem,  o árbitro não deverá marcar a infração, devendo apenas advertir o infrator verbalmente ou com cartão disciplinar.

 

- TIRO LIVRE

 

01 - Tiro Livre é aquele que através do qual poderá ser marcado um tento diretamente. Porém se a bola tocar na trave ou no arbitro este postado dentro do campo, sem que tenha tocado em qualquer outro atleta, o executor não poderá tocar na bola novamente antes que outro atleta o faça.

 

02 - Quando um atleta executar um tiro livre dentro de sua própria área de meta, todos os atletas adversários deverão permanecer fora desta área, além de ficarem a pelo menos 5 metros de distância da bola ate a execução do tiro. A bola estará em jogo somente após  ter sido tocada pelo atleta encarregado da cobrança, sendo de obrigatoriedade que saia da área de meta, e valerá tento diretamente desde que não seja cobrado o tiro livre pelo goleiro.

 
03 - Se qualquer atleta da equipe adversária penetrar na área de meta defensora, ou se aproximar a menos de 5 metros da bola antes que o atleta executor toque na mesma, o árbitro deverá retardar a execução e fazer cumprir a regra.
 
04 - Se qualquer atleta executar um tiro livre fora de sua área, todos os atletas adversários deverão encontrar-se a uma distância de pelo menos 5 metros da bola, até que esta seja tocada pelo executor.
 
05 - A bola deverá estar imóvel no momento da execução do tiro livre e o jogador que o executar não poderá tocar novamente na bola antes que a mesma tenha sido tocada ou jogada por qualquer outro atleta.
 
06 - Qualquer tiro livre concedido à equipe que estiver se defendendo dentro de sua própria área de meta, poderá ser executado de qualquer ponto dentro da mesma.
 
07 - Se o atleta, quando da cobrança de um tiro livre chutar a bola em direção a sua própria meta e a mesma entrar diretamente, sem a participação de qualquer outro atleta o tento não será válido, sendo revertido em arremesso de canto em favor da equipe adversária. Se a bola tocar em qualquer atleta inclusive o goleiro e entrar, o tento será válido.
 
08 - Quando da execução de um tiro Livre, o goleiro da equipe infratora não poderá ter a sua ação obstruída pelo adversário.
 
09 - O tempo máximo para a cobrança de um tiro livre será de 05 (cinco) segundos após a autorização do árbitro, caso ultrapasse este tempo, será revertida em arremesso lateral para a equipe adversária no ponto mais próximo de onde aconteceu a infração, exceto para as cobranças de penalidades máximas.
 
PENALIDADE : Se o atleta encarregado de executar o tiro livre depois de fazê-lo tocar na bola antes desta ter sido tocada ou jogada por outro atleta, deverá ser marcado um tiro livre a ser cobrado por um atleta da equipe adversária no lugar onde ocorreu a infração, a menos que esta tenha sido cometida na área de meta da equipe adversária. Neste caso o tiro livre será executado de qualquer ponto da área de meta na qual ocorreu à infração
 
 

- ARREMESSO LATERAL

01 - Quando a bola ultrapassar inteiramente a linha lateral, quer pelo solo ou pelo alto, ou tenha ido ao encontro das laterais, será posta novamente em jogo lançando-a para dentro do campo do lugar onde saiu, em qualquer direção, por um atleta do quadro adversário ao daquele que a tocou por último. O executor do arremesso no momento do lançamento, deverá usar ambas as mãos executando o lançamento de tal forma que a bola venha de trás, passando por cima da sua cabeça. A bola estará em jogo assim que o arremesso lateral for concretizado de acordo com a regra.

 

02 - De um arremesso lateral, não poderá ser consignado um tento diretamente mesmo com a participação do goleiro adversário (em qualquer circunstância) desde que este esteja dentro de sua área de meta, sendo concedido Arremesso de canto em favor do adversário. Caso não houver a participação do goleiro, o reinicio deverá ser com tiro ou arremesso de meta. 
 
a) Caso o atleta coloque a bola em sua própria meta mesmo com a participação do goleiro (em qualquer circunstância) desde que este esteja dentro de sua área, será
concedido arremesso de canto ao adversário.
 
b) Caso o goleiro jogue a bola INTENCIONALMENTE dentro de sua própria meta, o tento deverá ser validado.
 
03 - O tempo máximo para cobrança de um arremesso lateral será de 05 (cinco) segundos, após autorização do árbitro. Caso ultrapasse este tempo, será revertido
em arremesso lateral para a equipe adversária.

 

04 - Os atletas do quadro oposto ao daquele que executar o arremesso não poderão aproximar-se a menos de 05 metros da bola, até que esta esteja em jogo. 
 
05 - Se a bola for arremessada de forma irregular, caberá a um atleta da equipe contrária à execução de um novo arremesso;
 
06 - Se o atleta que executar o arremesso tocar na bola novamente antes que esta seja tocada por outro atleta, será concedido um tiro livre a favor da equipe adversária no local onde ocorreu a infração, a menos que a falta seja cometida por um atleta na área de meta da equipe adversária. Neste caso, o tiro livre será executado de qualquer ponto da mesma.

 

- TIRO DE META

 

01 - Quando a bola ultrapassar inteiramente a linha de fundo pelo alto ou pelo solo, com exceção da parte compreendida entre os postes de meta, após ter sido jogada pela última vez por um atleta da equipe atacante, será concedido um "tiro ou arremesso de meta" a equipe adversária.
 
02 - O tiro de meta deverá ser cobrado por qualquer atleta com os pés com a bola parada, ou pelo goleiro obrigatoriamente com as mãos, ambos de qualquer ponto de sua área de meta. Para a bola entrar em jogo é necessário que saia da área de meta.
 
a) A bola não poderá alcançar a área de meta adversária sem que antes toque no solo ou em qualquer atleta, caso ocorra será reversão em tiro ou arremesso de meta a favor do adversário.
 
b) O atleta que executar o tiro de meta não poderá tocar novamente na bola sem que outro o tenha feito. 
 
c) Do tiro ou arremesso de meta, não poderá ser marcado tento diretamente, neste caso será considerada reversão. 
 
d) Os atletas da equipe adversária deverão obedecer à distância mínima de 5 metros da bola até o momento em que o tiro ou arremesso de meta seja executado. 
 
03 - O tempo máximo para cobrança de TIRO OU ARREMESSO DE META será de 05 (cinco) segundos, após autorização do árbitro. Caso ultrapasse este tempo, será
revertido em arremesso lateral para a equipe adversária na direção da linha frontal da área.
 
04 - Os atletas do quadro oposto ao daquele que executar o tiro ou arremesso de meta, não poderão aproximar-se a menos de 05 metros da bola até que esta esteja em jogo isto é, ter sido arremessada ou chutada pelo atleta encarregado da execução, e a mesma tenha saído da área de meta.
 
05 - O atleta que tiver executado o tiro ou arremesso, não poderá tocar novamente na bola
enquanto a mesma não for tocada por outro atleta.

 

PENALIDADE: Se o atleta que executar o tiro ou arremesso tocar a bola pela segunda vez antes que ela seja jogada ou tocada por outro atleta,  será punido com  a cobrança de um tiro livre, no local em que a infração tenha sido cometida. 
 
06 - Se o goleiro for autorizado a efetuar o Arremesso de Meta e o fizer sem o uso das mãos, será revertido em Arremesso Lateral para a equipe adversária na direção da linha da área.
 

- ARREMESSO DE CANTO

01 - Quando a bola ultrapassar inteiramente, pelo solo ou pelo alto, a linha de fundo, com exceção da parte compreendida entre os postes de meta, após ter sido tocada pela última vez por um atleta da equipe defensora, será concedido um arremesso de canto a equipe adversária.

 

a) O executor no momento do arremesso, deverá  estar  na interseção das linhas lateral e de fundo, fora e de frente para o campo, podendo ter parte dos pés sobre as linhas demarcatórias;
 
b) O atleta deverá usar ambas as mãos, executando o arremesso de forma que a bola venha de trás do seu corpo, passando por cima de sua cabeça. A bola estará em jogo tão logo ultrapasse as linhas demarcatórias do campo;
 
c) Caso a bola seja arremessada de forma irregular, deverá ser concedida reversão em tiro ou arremesso de meta ao adversário;
 
d) Caso o atleta coloque a bola diretamente em sua própria meta, mesmo com a participação do goleiro (em qualquer circunstância) desde que este esteja dentro de sua área, deverá ser concedido arremesso de canto ao adversário;
 
e) Caso o goleiro jogue a bola intencionalmente para dentro de sua própria meta, o tento deverá ser validado;
 
02 - Da cobrança de um arremesso de canto não valerá tento diretamente mesmo com a participação do goleiro dentro de sua área de meta, neste caso o árbitro ordenará novo Arremesso de Canto.

 

03 - Os atletas do quadro oposto ao daquele que executar o arremesso, não poderão aproximar-se a menos de 05 metros da bola até que esta esteja em jogo isto é, ter sido arremessada pelo atleta encarregado da execução.

 

- PENALIDADE MÁXIMA E SHOOT OUT

01 - Quando uma infração técnica for cometida dentro da área de meta do infrator, sem prejuízo de quaisquer outras disposições das demais Regras Oficiais, deverá ser concedida uma PENALIDADE MÁXIMA em favor do adversário, a qual deve ser executada na marca correspondente.

 

02 -  Caso o goleiro saia antes do chute do atleta executor impossibilitando a marcação do tento, a cobrança deverá ser repetida;
 
03 -  Caso o goleiro saia antes do chute e o atleta executor chuta para fora, a cobrança deverá ser repetida;
 
05 -  Se o goleiro sair antes do chute do atleta executor e este mesmo assim conseguir marcar o tento, a cobrança será válida;
 
06 -  Na cobrança da penalidade máxima, não será permitido ao atleta cobrador  a chamada "paradinha" ou seja, a cobrança deverá ser em ato contínuo.
 
07 -  Se houver uma irregularidade por parte da equipe que esta executando a penalidade máxima e o atleta executor chuta para fora ou o goleiro defenda, a cobrança não será repetida;
 
08 -  Se houver uma irregularidade por parte da equipe que esta executando a penalidade máxima e o atleta executor chuta e consegue marcar o tento, a cobrança  deverá ser repetida; 
 
09 - Na cobrança de Penalidade Máxima durante a partida, se bola bater na trave e/ou no goleiro e entrar valerá o gol, se isso ocorrer quando da decisão por Penalidade Máxima, se a bola bater na trave e entrar valerá o gol, se a bola bater na trave e no goleiro e entrar, não valerá o gol, ou seja: no momento que a bola bater na trave e na seqüencia bater no goleiro, terminará a trajetória da bola não valendo portanto o gol.
 
  • DECISÃO POR PENALIDADE MÁXIMA
 
01 - A disputa de penalidades máximas será em número de três (03) para cada equipe, devendo ser executadas de forma alternada. Permanecendo o empate, as cobranças serão alternadas até que uma equipe obtenha vantagem sobre a outra.
 
02 - Qualquer atleta registrado em súmula está apto tanto para a cobrança como para a defesa da penalidade máxima,  havendo obrigatoriedade de troca de atletas para as cobranças, ficando também o goleiro livre para ser substituído. Um atleta somente poderá repetir a cobrança após todos os outros terem cobrado, proporcionalmente ao número de atletas da equipe adversária, ou seja as equipes deverão ter o mesmo numero de cobradores.
 
03 - Os atletas que estiverem cumprindo punição por cartões disciplinares não poderão executar as cobranças, nem mesmo permanecer no campo de jogo.
 
04 - Caso no momento da cobrança a bola bater ou tocar no árbitro em qualquer circunstância e entrar, este gol não será válido ficando a equipe sem direito de repetir a nova cobrança.
 
05 - Quando da decisão por cobrança de penalidades máximas, todos os membros da comissão técnica e os atletas não envolvidos na cobrança deverão permanecer atrás da linha central.
 
 
  • DECISÃO POR "SHOOT OUT"
01 - Na cobrança de ""Shoot Out"", a bola será colocada na linha de saída do campo defensivo e o goleiro da equipe adversária se postará sobre a linha de fundo, entre os postes de meta..
 
02 - Após a autorização do árbitro, o atleta executor da cobrança terá 05 segundos para chutar a bola ao gol, podendo movimentá-la livremente em qualquer direção até o momento do chute, que deverá ocorrer dentro do tempo acima estipulado.
 
03 - Se ao fim dos 05 segundos, após o chute do atleta a bola estiver em direção ao gol, o lance será válido até o término de sua trajetória. Será considerado válido mesmo se a bola bater nas traves ou no goleiro antes de entrar no gol.
 
04 - O goleiro poderá movimentar-se em qualquer direção e defender a bola com as mãos dentro da área de meta ou com os pés fora da mesma.
 
05 - No caso do goleiro praticar qualquer infração técnica ou disciplinar, ou ainda executar uma defesa com as mãos fora de sua área de meta, deverá ser desclassificado do jogo e sua equipe será punida com a cobrança de uma penalidade máxima.
 
06 - Caso o atleta encarregado da cobrança cometa qualquer infração técnica ou disciplinar durante a execução, este deverá ser desclassificado do jogo e a cobrança invalidada, sem direito de repetir a cobrança.
 
07 - Caso no momento da cobrança a bola bater ou tocar no árbitro em qualquer circunstância este gol não será válido, ficando a equipe sem direito de repetir a
nova cobrança.
 
 

- ÁRBITRO / OFICIAIS DE ARBITRAGEM

  • VANTAGEM

Vantagem, o item mais importante das Regras do jogo, o qual o árbitro tem por obrigação fazer cumpri-la, dando oportunidade para que nunca seja beneficiado o infrator. Porém, não aproveitada a vantagem, o árbitro não deverá marcar a infração.

Os cartões disciplinares aplicados após esta determinação deverão, obrigatoriamente, serem anotados em súmula como infração individual e coletiva, sendo as coletivas até a 7ª infração.

  • DEVERES DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM

Cada jogo terá apenas 1 arbitro em campo e sera sem compromisso auxiliado pela mesa supervisora. A principal responsabilidade cabe aos árbitros, que dirigem o jogo dentro do campo e são autoridades máximas da partida.

  • SÃO DEVERES DOS ÁRBITROS:

01 - Aplicar as regras e decidir quaisquer divergências oriundas da prática do Futebol. Suas decisões em matéria de fato serão finais, desde que se relacionem com o resultado da partida. Suas funções começarão no momento de sua entrada no campo onde será realizada a partida e terminarão com a entrega do seu relatório à entidade a que estiver vinculado.

02 - No momento em que autorizar o início da partida, o seu poder de penalização é extensivo às infrações cometidas mesmo quando o jogo estiver temporariamente suspenso ou a bola fora de jogo. Deve-se evitar punir tecnicamente quando a aplicação de penalidade for vantajosa para o quadro infrator, devendo punir o(s) atleta(s) faltoso(s) após a finalização da jogada.

03 - Anotar todas as ocorrências da partida em seu relatório e fazer a entrega do mesmo a quem de direito, no prazo estabelecido, após a realização do jogo.

04 - Interromper o jogo em virtude de qualquer infração das regras. Suspender ou terminar a partida por motivo de más condições atmosféricas, interferência de espectadores ou de qualquer outra causa que imponha tal medida, sempre que seu critério assim julgar conveniente. Neste caso, deverá relatar o ocorrido com precisão, observando o prazo estipulado para a entrega do mesmo a quem de direito.

05 - Advertir qualquer atleta culpado de procedimento irregular ou de atitude incorreta e, no caso de reincidência, impedi-lo de continuar participando da partida. Em tais casos, o árbitro deve mencionar em seu relatório o nome e demais dados do infrator e, com precisão, os motivos da infração.

06 - Não permitir a entrada no campo, sem sua ordem, de qualquer pessoa além dos atletas. Quando do pedido de tempo permitir somente a entrada do técnico e do massagista. Entende-se por técnico e massagista as pessoas registradas como tal na súmula de jogo e que não estejam uniformizadas como atletas.

07 - Expulsar definitivamente da partida, sem prévia advertência, o atleta culpado de conduta violenta e intencional à integridade física de seu antagonista.

08 - Expulsar igualmente, sem prévia advertência, o atleta, técnico, ou quaisquer outras pessoas intervenientes da partida, investidas das funções de direção ou mando, por atitudes atentatórias a moral ou por conduta antidesportiva.

09 - Dar sinal para recomeçar o jogo depois de todas as interrupções.

10 - Quando marcar uma falta deve designar a infração, ordenando ao representante o respectivo registro.

11 - Ter aferida a distância de 05 metros em passos, pois somente ao árbitro cabe autoridade para estabelecer a distância regulamentar.

12 - Não concordar com propostas para alterar as regras oficiais.

13 - Inspecionar e aprovar, ou não, o aparelhamento da partida, equipamento dos atletas, inclusive as condições do campo de jogo, antes ou nos intervalos das partidas, ou quando neste sentido for solicitado por quem de direito.

14 - No caso do apito falhar ou não ser ouvido em determinadas fases do jogo, deverá usar de quaisquer meios disponíveis para interromper a partida.

15 - Decidir se a bola escolhida corresponde às exigências oficiais.

16 - Parar o jogo se, na sua opinião, um atleta estiver seriamente acidentado, fazendo com que, de imediato, lhe sejam prestados os socorros necessários. Mas não permitam o atendimento ao atleta acidentado dentro do campo Ordenem sua condução a linha lateral ou de fundo para que seja feito o socorro.

17 - Se um atleta estiver levemente machucado a partida não será interrompida até que a bola deixe de estar em jogo.

18 – MECÂNICA DE ARBITRAGEM – Os árbitros deverão acompanhar o jogo de perto, correndo TODA a extensão do campo, para que sempre estejam o mais próximo possível das jogadas. Assim, quando apitar, não permitirá dúvidas aos participantes do jogo. É permitida, eventualmente, a troca de diagonal, assim como a troca de lado com a bola fora de jogo, desde que, um dos oficiais sempre esteja colocado próximo a mesa do representante. Quando do pedido de tempo e final de partida, deverão postar-se no centro do campo.

OBS 01: Um dos oficiais será CHEFE DE EQUIPE, designado pela Confederação ou Federação no ato de sua escalação, ao qual caberá a responsabilidade determinada pelo Departamento de Oficiais.

OBS 02 : A responsabilidade de verificação do posicionamento dos atletas, quando da cobrança de penalidade máxima, será sempre do árbitro chefe de equipe, que deverá postar-se na linha frontal da área, enquanto ao outro árbitro caberá a fiscalização do goleiro e meta.

  • RECOMENDAÇÕES AOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM

01 - Observem bem o campo de jogo antes do início da partida. Verifiquem se está tudo em ordem, as condições das marcações do campo, os postes das metas, examinem as redes e verifiquem se estão firmes e se as aberturas não permitem a passagem da bola.

02 - Antes do início de cada partida examinem as bolas, verifiquem se estão em condições de jogo. Escolhida a bola de jogo, as demais deverão ficar junto à mesa do representante. Somente poderão ser utilizadas, para os jogos, a bola oficial da Confederação ou Federações.

03 - Observem antes do jogo, quais os atletas que serão os goleiros. Se não forem informados de substituições, não permitam que outro atleta tenha os privilégios dos goleiros. Nunca iniciem uma partida com menos de 07 atletas e nem a prossigam se uma ou as duas equipes ficarem reduzidas a 04 atletas, seja por que motivo for.

04 - Examinem os calçados dos atletas antes do início do jogo, durante ou no intervalo. Sempre que acharem necessário, ou se tiverem motivos, examinem o calçado ou qualquer outra parte do equipamento. Havendo irregularidades, exijam imediatamente o cumprimento das determinações. Se não forem obedecidos, ordenem que deixe o campo até a sua regularização. Esta determinação também será feita se os atletas estiverem usando peças que possam causar danos aos demais atletas, tais como anéis, pulseiras ou qualquer tipo de gesso ou atadura com talas.

05 - Exijam que todos os atletas e membros da comissão técnica que participarão do jogo sejam registrados em súmula, pois só assim terão condições de participação.

06 - Caso haja algum acidente no transcorrer da partida, não permitam que o atleta seja atendido dentro do campo. Providenciem sua remoção e prossigam com o jogo.

07 - Solicitem ao representante para anotar quem deu a saída no primeiro tempo, no sentido de evitar confusão na etapa complementar. Exijam que todos os atletas estejam em seu campo de defesa quando da saída de bola, obedecendo à distância regulamentar, e só permitam a invasão quando o atleta encarregado do pontapé inicial tocar na bola. Usem sempre cronômetro para marcar os tempos de jogo e descanso dos atletas. Nunca dêem ouvidos a reclamações dos atletas, continuem atuando com serenidade. Quando determinarem uma marcação, não modifiquem esta decisão.

08 – Lembrem sempre que o objetivo do jogo é a marcação dos gols, portanto, estudem bem a regra que o determina, pois um jogo poderá ser decidido através de um gol acidental. Tenham sempre em mente que o tento só será valido quando ultrapassar inteiramente a linha de gol entre os postes e sob o travessão.

09 - Observem bem o dispositivo das regras, que não é puramente punir, mas impedir o retardamento indevido da partida, na obtenção de vantagens desleais, que devem ser coibidas.

10 – Jogadores que praticam faltas menores, porém frequentes devem ser punidos por anti-jogo.

11 - Lembrem-se de que todas as infrações técnicas cometidas dentro da área de meta do quadro que defende pelos seus atletas originam penalidade máxima, portanto, a aplicação das infrações é de capital importância.

Antes de autorizarem a cobrança da penalidade máxima, verifiquem a posição dos atletas (05 metros atrás da linha da bola) e se a bola encontra-se em posição correta. Observem na cobrança da penalidade máxima que, se a bola bater na trave, o atleta que a executou não poderá toca-la novamente antes de ter sido tocada por outro atleta.

12 - PENALIDADE MÁXIMA: na cobrança o goleiro deverá estar com uma parte dos pés, obrigatoriamente, em cima da linha de gol, sendo permitido movimentar-se lateralmente. Caso haja irregularidade por parte da equipe que defende e a mesma não tenha resultado em gol, a cobrança será repetida. Se houver irregularidade por parte da equipe beneficiada com a penalidade, mesmo tendo resultado em gol, a cobrança será repetida, mas caso não tenha resultado em gol a jogada prossegue normalmente. Na cobrança da penalidade máxima os atletas não envolvidos deverão estar a uma distância mínima de 05 metros atrás da linha da bola, somente podendo avançar em direção a bola após o atleta encarregado da cobrança ter desferido o chute.

14 - Verifiquem que o atleta, ao cobrar o arremesso lateral, deverá estar de frente para o campo, podendo estar com uma parte de cada pé em cima da linha lateral e o restante fora ou dentro do campo. Significa que, se o atleta estiver com o calcanhar em cima da linha e o restante do pé dentro de campo o arremesso será válido. Pode-se arremessar a bola para qualquer direção do campo. Se introduzida diretamente na meta adversária não valerá o tento. Se em sua própria meta, será cobrado tiro de canto. Devem ser usadas as duas mãos.

15 - Quando da cobrança do tiro de canto, observem se o atleta está colocado no encontro das linhas de fundo e lateral e se, no momento da execução, todos os atletas adversários encontram-se a pelo menos 03 metros de distância.

16 - O goleiro só poderá participar de jogadas fora da área de meta com os pés. No exato momento em que participar de jogadas fora de sua área de meta sofrerá as mesmas sanções que os demais atletas.

17 – Não permitam a participação de atleta sangrando. Ordene a sua saída, só permitindo o retorno após os devidos atendimentos e com a sua autorização.

18 – Os dois árbitros tem os mesmos poderes, porém, se houver discordância quanto às marcações, prevalecerá sempre a decisão do CHEFE DE EQUIPE.

19 – Não permitam que os treinadores aproximem-se da ZONA DE SUBSTITUIÇÃO quando ministrarem instruções à suas equipes.

20 – Exijam dos treinadores o fiel cumprimento das recomendações a eles determinadas na regras do jogo, pois as desobediências lhes acarretarão punições disciplinares.

22 – A contagem dos 5 segundos pelos oficiais de arbitragem deverá ser feita com as mãos acima da cabeça, de forma clara e visível.

23 – Observem que, quando da cobrança dos pênaltis para a decisão de jogos empatados (em séries ou não), qualquer atleta registrado em súmula poderá cobrá-los, não havendo obrigatoriedade da troca de atletas para as cobranças.

OBS : Os atletas cumprindo punições por cartões disciplinares não poderão cobrar.

24 – Quando do W.O. não há obrigatoriedade da simbólica saída de bola, basta avisar o capitão da equipe presente.

25 – Estudem bem as aplicações dos cartões disciplinares, pois os mesmos acarretarão sempre uma infração individual e, dependendo do que determinam as regras, também infração coletiva.

26 – Quando das ocorrências em uma partida, toda equipe de arbitragem deverá apresentar relatório dentro do prazo estabelecido, ou seja, até às 18:00 horas do 1º dia útil após o jogo.

27 – Não permitam que fiquem no campo de jogo pessoas não registradas na súmula ou os membros da Comissão Técnica não trajados adequadamente, conforme especificado na REGRA 04, do Uniforme da Comissão Técnica.

28 – O tempo para restabelecimento do jogo devido a intempéries ou outras paralisações será de 30 minutos, no máximo.

29 – Os árbitros deverão informar o tempo JOGADO apenas ao capitão da equipe, quando solicitado no pedido de tempo.

30 – A não comunicação das infrações não impede as punições. Ex.: o representante não informa da 7ª coletiva ou da 4ª individual, mas o árbitro deve fazer cumprir a regra.

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